terça-feira, 10 de julho de 2012

queijos especiais



Cinco queijos especiais
Roquefort é o nome de uma variedade de queijo, originalmente francês, produzido com leite de ovelhas.
Esta variedade apresenta massa de consistência cremosa e esfarelada, com casca úmida e sabor acentuado e picante.
No seu fabrico, assim como no das variedades Gorgonzola e Camembert, são injetados fungos (bolores) na massa, neste caso os do tipo Penicillium, que passa, a seguir, por um processo de maturação de três meses.
São estes fungos que desenvolvem no Roquefort a aparência característica com veios verde-azulados, que lhe dão o sabor especial.

gorgonzola é uma variedade de queijo azul fabricado com leite de vaca ou cabra, originário da localidade de Gorgonzola, nos arredores de Milão, na Itália.
A sua massa é cremosa, tem um sabor agradável e um aroma relativamente intenso.
Neste queijo, assim como em todos os queijos azuis, no processo de maturação, são injetados fungos, que fazem com que tenha veias verde-azuladas e que lhe dão um sabor especial. Neste caso, injeta-se o Penicillium.
Na fabricação industrial atualmente usa-se o processo HTST ("High Temperature Short Time") para pasteurizá-lo. Outro método de pasteurizaçãoé o ejetor de vapor.

Valores nutricionais

(valores médios por 100 g.)
  • Energia 330 kcal/KJ 1375
  • Proteína 19 gr.
  • Carboidratos 0,1 gr
  • Lipídios 26 gr.
  • Fósforo 360 mg.
  • Cálcio 420 mg.
  • Vitaminas A, B1, B2, B6,B7,B8,B9,B10, B12, PP.


Queijo Brie


queijo brie
De origem francesa, o queijo Brie é fabricado no Brasil, com a mesma tecnologia do queijo Camembert, ficando as diferenças mais por conta do formato do que das propriedades organolépticas. 

É um queijo de massa macia e quebradiça, maturado externamente por fungos do gênero Penicillium , que lhe confere sua característica casca branca ou acinzentada,  aveludada. Por isso também é conhecido como queijo de mofo branco.

Em geral, produzidos em processos manuais, a partir de pequenas quantidades de leite, apresentam-se normalmente em forma de triângulos elaborados a partir de formas cilíndricas. 

Camembert

Camembert  é o nome de uma variedade de queijo, de pasta mole, originalmente da região da Normandia, no Noroeste da França. Tem alguma semelhança com o Brie, do qual deriva.
História
Afirma-se que, à época da Revolução Francesa, um certo dia, a família de Marie Harel, que habitava na Normandia, deu abrigo a um padre que estava sendo perseguido. Esse religioso vinha da região de Brie e, como forma de agradecimento aos seus anfitriões pela acolhida e proteção, transmitiu-lhes todo o seu conhecimento sobre a fabricação de queijos.
Surgiu dessa forma, através de uma adaptação da técnica da fabricação do brie, uma nova variedade de queijo, feita da massa mole que não era cozida e nem espremida. Essa nova variedade era mais macia, com um aroma mais delicado e um sabor agradável, levemente terroso.
Com a inauguração da estrada de ferro para Paris, em 1855, essa variedade de queijo ultrapassou as fronteiras da Normandia, alcançando a mesa das monarquias européias e, delas, a de consumidores de todo o mundo.
Outras histórias retratam o queijo camembert como personagem direto na revolução francesa, posto que os fabricantes, geralmente nobres, foram perseguidos e os jacobinos tratavam o queijo como uma iguaria clandestina. A fabricação, então, foi reduzida a poucos pontos da região de Brie, aumentando sua fama e requintando seu sabor.
Descrição
Queijo de pasta mole, produzido com leite de vaca, apresenta-se com uma fina crosta de bolor penicillium branco, que se torna impregnada de pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos à medida que matura.
O queijo jovem, com cerca de 30 dias de fabricação, apresenta um sabor suave, ligeiramente acidulado, com um "coração" (centro da massa) de textura pouco firme, que se modifica à medida que se aproxima da crosta.
Passados cerca de 45 dias de fabricado, o queijo alcança uma maturidade e uma personalidade, com sabor e aroma mais pronunciados, adquirindo uma textura fina e fundente.
Forma de degustação
Para a adequada degustação deste queijo, deve-se retirá-lo da geladeira com antecedência de uma hora. Adquirida a temperatura ambiente, deve ser cortado ao meio e, em seguida, ser fatiado, sempre do centro para a extremidade. Obtém-se, deste modo, um equilíbrio ideal entre crosta e massa em cada fatia.
Para acompanhá-lo sugerem-se vinhos tintos leves, pouco tânicos (ex.: Côte du Rhône), ou mais frutados (ex.: Bordeaux ou Beaujolais).

Como são consumidos
Com pães, bolos tortas, salgados ...

RECEITAS

 Alface com queijo

 Ingredientes:
8 folhas de alface
2 cenouras pequenas
100 g de queijo muzzarela
4 tomates grandes sem sementes
1 pepino pequeno
sal
pimenta-do-reino
2 limões
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 maço de hortelã fresca
1/2 maço de salsinha 

 Modo de Preparo:
Cortar a alface em tirinhas. Ralar a cenoura e picar em cubos o queijo, o tomate, o pepino. Juntar estes ingredientes e temperar com sal, pimenta, suco de limão e azeite. Polvilhar com hortelã e salsinha. Misturar bem e servir. 



Ensopado com queijo cheddar  



ingredientes:

    1 xícara de feijão jalo
100 g de bacon
700 g de carne moída
3 dentes de alho picados
1/2 xícara de cebola picada
3 colheres de sopa de chili em pó
1 colher de sopa de orégano
1 colher de chá de cominho
2 colheres de sopa de molho inglês
300 g de purê de tomates
2 xícaras de água
1 colher de sopa de farinha de trigo
200 g de queijo cheddar
1 colher de café de pimenta cayena
sal e pimenta do reino
chips de milho para acompanhar
 Modo de Preparo: 
Coloque o feijão de molho em 2 xícaras de água fria por 8 horas. Escorra e coloque em uma panela. Cubra com 3 xícaras de água e um pouco de sal. Cozinhe até que os feijões estejam macios, cerca de 50 minutos. Escorra novamente e reservar. Corte o bacon em cubos pequenos, coloque em uma panela e leve ao fogo baixo para que a gordura do bacon derreta lentamente. Quando estiver bem derretida, aumente o fogo e acrescente a cante moída. Misture bem e refogar até que a carne esteja dourada. Acrescente a cebola e o alho. Abaixe o fogo e deixe refogar por 5 minutos. Acrescente o chili, cominho, orégano e molho inglês. Misture bem. Salpique com a farinha de trigo e coloque o purê de tomates e a água. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos. Coloque os feijões e cozinhe por mais 20 minutos. Acerte o ponto de sal e pimenta-do-reino. Rale o queijo cheddar no ralo grosso e acrescente metade à panela. Misture rapidamente para o queijo derreter e incorpore ao ensopado. Sirva em cumbucas ou pratos fundos. Salpique com mais um pouco de queijo e coloque ao lado os chips de milho (ou tortillas), ou ainda torradas de pão sírio. O chili pode ser substituído por uma mistura de 2 colheres (sopa) de páprica suave, 2 colheres (chá) de páprica picante e 1 colher (chá) de cominho em pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário