terça-feira, 10 de julho de 2012

fungos comestiveis


                                         tipos de fungos comestíveis
  
Champignon de Paris: Os champignons de Paris (Agaricus bisporus) são os primeiros cogumelos a serem cultivados no Brasil, e por isso é o mais conhecido e consumido.

Shiitake: Lentinula edodes, é o segundo cogumelo comestível mais produzido no mundo, estando atrás somente do Champignon - Agaricus bisporus (CHANG, 1996).

Shimeji: Os cogumelos shimeji pertencem ao gênero Pleurotus, e também são conhecidos por suas variedades Pleurotus ostreatus (cinza e branco), Pleurotus eryngii e também hiratake são muito populares no mundo todo por causa do seu sabor, seu alto valor nutricional e sua versatilidade na composição dos mais variados pratos.

Agaricus Blazei: o Cogumelo Agaricus Blazei é um alimento originário da Mata Atlântica brasileira, e tem sido alvo de pesquisas científicas em todo mundo, devido a sua grande quantidade de nutrientes. Conhecido popularmente como cogumelo-do-sol. 

 Portobelo e Crimini: os criminis são dourados, colhidos quando ainda estão fechados, com as lamelas cobertas por uma espécie de véu.
Já os  Portobelo são colhidos mais maduros, com o "botão" mais aberto, apresentando as lamelas escuras e esporos maduros.
  
cultivo e produção de fungos comestíveis

  A China destaca-se como maior produtor mundial de cogumelos, seguido pelos Estados Unidos e pela Holanda. O agronegócio de cogumelos no Brasil ainda é reduzido, essa atividade envolve poucos produtores, praticamente concentrados no Estado de São Paulo, e algumas empresas processadoras.A região do Alto Tietê, em São Paulo, é a maior produtora nacional. Famílias de origem chinesa, radicadas em São Paulo, utilizam métodos arcaicos destituídos de aprimoramento técnico e sem um conhecimento científico mais aprofundado. A colheita é sempre feita manualmente, por rotação do cogumelo; posteriormente os estipes são cortados com auxílio de faca ou tesoura.

  O grande desafio da produção de cogumelos é definir, conforme o local ou através de ambiente climatizado, a espécie ideal a ser cultivada. No Brasil, um dos maiores obstáculos para o cultivo de cogumelos, é decorrente do clima excessivamente quente e seco na maior parte do ano e na maior porção do país. A maioria das espécies e linhagens cultivadas no país são de origem européia e asiática.A oportunidade de novos negócios e a grande diversidade de cogumelos comestíveis têm atraído muitos empreendedores brasileiros ao estudo da viabilidade deste tipo de atividade, sendo que a primeira espécie cultivada em nosso país foi o champignon, por volta da década de 50.  Hoje em dia, já se encontra cultivo de Shiitake, (Lentinus eodes) champignom (Agaricus bisporus), cogumelo do sol (Agaricus Blazei) e cogumelo gigante (Pleurotus ostreatus).A tendência mundial é a de aumentar o consumo de cogumelos comestíveis, devido a fatores como o alto teor nutritivo e a fácil digestibilidade que promovem o controle das taxas de colesterol e algumas recentes pesquisas demonstraram que muitos cogumelos possuem fatores anti-cancerígenos.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário